Como não cair em cascas de banana: 10 dicas para evitar ciladas durante o EO!

Nós sabemos que você já cansou de ouvir sobre o que fazer na prova da OAB, por isso mesmo viemos fazer diferente e trouxemos as MELHORES DICAS PARA VOCÊ NÃO CAIR EM UMA CILADA... 

Vamos ver? 

1) Não deixe de traçar sua estratégia de prova

Gostamos muito de fazer essa comparação porque ela é muito verídica. Comece a imaginar a OAB como uma luta que você irá enfrentar e prepare-se para ela dessa maneira (você pode ler mais sobre essa comparação clicando aqui).

Pensando dessa forma é quase impossível não traçar uma estratégia para esse dia tão importante da sua vida e estamos aqui para ajudar-lhe nesse momento.

A primeira coisa a fazer é identificar o que é melhor para você: fazer a prova seguindo a ordem do caderno de questões ou iniciar pelas disciplinas que você tem maior habilidade. 

Feito isso, é necessário equilibrar o tempo.

⏰ Reserve os 40 minutos finais para preencher o seu gabarito e, caso chegue esse momento mas você ainda não tenha terminado de responder a prova, pare de responder, preencha seu gabarito deixando em branco as que você ainda não fez e, ao terminar o gabarito, volte para a prova.

⏰ Não demore mais de 3 minutos em uma questão. Leia o enunciado, pense e se não souber, pule. Travar em uma questão lhe fará perder um tempo que seria proveitoso.

⏰ Faça uma pausa entre questões. Não é parar em todas as questões porque se for assim, você não termina a prova, mas, quando sua mente tiver muito cansada pare, tome uma água, coma alguma coisa e volte. Nada além de 2 minutos. 

2) Não se atrase para a sua prova!

Esse é um dos pontos que não deveria ser sequer necessário falarmos, mas vamos lá.

? Veja o local da sua prova antes, analise qual o meio de transporte melhor para você chegar lá sem pressa, considere qual a melhor rota, veja quanto tempo normalmente você levaria para chegar e lembre-se: COM CERTEZA TERÁ TRÂNSITO NO DIA. ?

3) Não esqueça de nada.

Faça um checklist de tudo que você precisa levar antes e organize sua bolsa no dia anterior para evitar esquecer algo.

Não leve nada que possa lhe comprometer e lembre-se: água é essencial. ?

4) Não estude na noite anterior a prova

Dedique a noite anterior ao seu descanso. Durma bem, relaxe, veja um filme, tire um tempo para meditar/rezar/pensar sobre tudo que irá acontecer.

É muito importante que sua mente esteja descansada no dia da prova.

5) Não esqueça de controlar o seu emocional

É muito importante que seu corpo e sua mente estejam bem para o dia da prova. Nós sabemos o quanto é difícil manter a calma mas isso é (realmente) primordial.

Pense sempre que você está preparado(a) e que estudou para esse momento. Não deixe que seu nervosismo ultrapasse sua preparação.

6) Não busque o suficiente: dê o seu máximo!

Muita gente costuma pensar: basta acessar 40 e já está tudo bem. Mas não é bem assim que as coisas acontecem...

Faça a sua prova com foco em 80 QUESTÕES. Responda todas elas com o ideal de acertar todas elas e assim, você terá uma margem de erro mais confortável para conquistar a sua aprovação!

7) Não preste atenção nos outros

Durante a sua prova FOQUE EM VOCÊ.

Não preste atenção na pessoa que está escrevendo loucamente e parece saber tudo, ou em quem está roendo a tampa da caneta, ou em quem bate na mesa com a ponta dos dedos.

Tenha foco na sua prova! SOMENTE NA SUA PROVA!

8) Não troque: leia, pense, marque e siga!

Nossa indecisão pode ser uma super cilada para nós, por isso, evite para muito tempo em uma questão e não troque as alternativas (por dúvida).

Leia a questão com atenção, pense a respeito dela, escolha a sua alternativa e siga!

Confie em você e não deixe sua insegurança te dominar.

9) Não deixe de fazer uma pausa.

Como falamos anteriormente, fazer uma pausa é uma ótima prática para ajudar a nossa mente no momento da prova.

Para alguns minutos, tome água, coma, vá ao banheiro, alongue seus braços e continue.

Apesar de ter seu tempo cronometrado, lembre-se que sua mente precisa estar sã para tudo dar certo.

Respire fundo e vamos. 

10) Não chute questões.

Dê atenção a cada uma das questões ao máximo que você conseguir e, caso realmente não lembre do assunto, pense LOGICAMENTE, qual alternativa faz mais sentido diante do enunciado.

Tente eliminar respostar que você sabe que realmente não estão corretas e assim escolha uma delas para marcar.

Gostou das dicas? Então esse é o momento de aproveitar! 

Compartilhe esse texto com um amigo,organize-se antes para no dia da prova estar com tudo às ordens e não esqueça de baixar o OAB de Bolso em seu celular para aproveitar MUITO os materiais disponíveis em nosso aplicativo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *