Eis a pergunta: como manter a disciplina estudando em casa?

Assim como todas as coisas da nossa vida, estudar em casa tem seus pontos positivos e negativos, mas viemos até aqui mostrar todas as vantagens dessa prática e também te dar dicas de como manter a disciplina durante esse período.

Vamos começar falando dos pontos positivos ♥

Estudar em casa te oferece um enorme conforto, flexibilidade de horário, você pode seguir seu ritmo de estudos sem precisar considerar o de outras pessoas, pode estudar da sua maneira, não precisa se deslocar (economizando tempo e dinheiro) e tantas outras vantagens que poderíamos passar o dia falando, porém, tem uma questão (não é exatamente um ponto negativo) que precisamos nos atentar: como não se distrair estando em casa.

Família, animal, uma atividade para ser feita, uma série, um programa de tv, TUDO ISSO são distrações que precisam ser evitadas. As dicas que te daremos a seguir ajudarão exatamente nesses fatores, por isso, não se preocupe. Vamos lá?

1. Organize um lugar para ser seu ambiente de estudos.

Sua mente precisa começar a compreender que, quando você está nesse ambiente, precisa focar totalmente nos seus estudos e ter um espaço organizado para isso é realmente muito importante.

  • Crie um espaço limpo, organizado e que seja silencioso para você conseguir estudar;
  • Nele, deixe disponível tudo que você vai precisar no seu horário de estudos (computador, celular, caderno de anotações, canetas, etc);
  • Adicione um copo com água para manter seu corpo hidratado. Caso você goste de café, ele também é uma grande ajuda para a sua concentração;
  • Use e abuse de itens de papelaria (post-it, marca-texto, etc.) para fazer anotações de coisas importantes.

2. Tenha um cronograma de estudos a ser cumprido.

Durante a sua preparação em casa, saber o que precisa estudar durante cada dia é essencial para manter o foco e não perder tempo, por isso, possuir um cronograma é de extrema importância para você.

Existem várias maneiras de criar um cronograma de estudos, mas nossa dica hoje vai para uma prática chamada Ciclo de Estudos.

Ao criar seu plano de estudos, leve em consideração a necessidade de: aprender o assunto na teoria, praticá-lo, revisá-lo e praticá-lo ainda mais para garantir a fixação do mesmo em sua mente. Sem a prática, muitos assuntos que estudamos são esquecidos porque não compreendemos como aplicá-lo na vida real.

💡 Super Dica do OAB de Bolso:

Estamos preparando para você um super Cronograma de Estudos que irá te direcionar até o dia da sua prova de 2ª fase. Seu lançamento será sexta-feira (20/03) e, caso você queira receber esse material em seu e-mail, basta inscrever-se em nosso site clicando no botão abaixo.

Ah, nosso Cronograma de Estudos é gratuito, ta? ♥

3. Estabeleça metas para o seu dia.

Não é porque você está estudando em casa que sua rotina de preparação precisa ser de qualquer jeito. Estabelecer metas e cumpri-las deve ser seu primeiro compromisso para alcançar seus objetivos.

Temos uma listinha de coisas importantes que você precisa fazer durante esse período, anota aí, ta?

  • Estabeleça um tempo de estudo diário (explicamos sobre esse ponto aqui nesse post, clique para acessar); 
  • Defina horários: é importante que seu corpo compreenda que de tal hora até tal hora é o momento de estudar e que isso vire rotina;
  • Considere que existem coisas além da OAB: não é porque você está estudando de casa que toda a sua vida precisa ser direcionada para o Exame de Ordem. Considere as atividades de casa, o momento de distração, dê atenção para seus familiares, amigos, companheiros, animais. Enfim, tenha uma vida além da sua prova.

4. Mantenha a sua motivação.

Independente da mudança na data da prova, manter a motivação quando estamos estudando é algo tão difícil, não é? Mas temos dicas para você dar um up no sua rotina aí. Vamos lá:

  • Invista em atividades diferentes: é muito importante que seu estudo não seja algo chato, por isso, investir em diferentes ferramentas para o seu dia é algo realmente muito precioso. Dentro do OAB de Bolso você pode responder questões, ver videoaulas, acessar materiais complementares, ver peças passadas, conhecer modelos de peças, estudar pelo quadro sinótico, acessar o Vade Mecum e muitas outras coisas. 
  • Faça simulados: os simulados são perfeitos tanto para visualizar o seu desempenho como para desafiar-se durante a sua rotina de estudos. Esse item é perfeito para ver seu avanço e também para direcionar a sua preparação de maneira mais assertiva.

Gostou das dicas? Então não vá embora sem conhecer melhor o OAB de Bolso. Clique no botão abaixo e conheça nossas opções de plano para você ♥

E aí, vamos juntos conquistar a sua aprovação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *