Como manter o ritmo dos estudos sem sair de casa?

Você deve saber que estamos passando por um período bem complicado em nosso País e que, nesse momento, a melhor opção é realmente ficar em casa e evitar aglomerações. Entretanto, isso não quer dizer que sua preparação precisa ficar parada e que você vai perder seu ritmo de estudos por conta disso.

Como você já deve saber, a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado publicou ontem, 16/03/2020, que seguirá as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre a Pandemia do Coronavírus (Covid-19) e, por isso, a data da prova de 2ª fase do XXXI Exame de Ordem foi alterada para dia 31/05/2020 (veja a notícia completa em nosso post clicando aqui).

Pensando em te ajudar nesse momento a continuar estudando e acelerar a sua preparação, separamos algumas dicas que te ajudarão durante esse período a manter o ritmo dos estudos. Vamos conferir?

1. Varie entre as atividades que serão feitas:

É muito comum durante o estudo em casa ficar entediado(a) ou cansado(a) muito rapidamente. Isso acontece porque, nesse ambiente, existem muitas distrações para você (TV, redes sociais, família, animais, etc) e, por isso, é muito importante que você estude através de metodologias diferentes para que esse momento não seja cansativo para a sua mente e você consiga realmente aprender.

Assista videoaulas, leia resumos, resolva questões, leia o Vade Mecum, faça simulados, crie mapas mentais, revise assuntos, analise o seu desempenho, enfim, busque maneiras de assimilar o conteúdo e deixar a sua rotina de estudos totalmente variada.

Quer conhecer os benefícios dessa prática? Então vamos lá!

  • Ajudará a sua mente a não ficar cansada;
  • Garantirá o aprendizado visto que o assunto está sendo fixado de diversas maneiras diferentes;
  • Ajudará a criar o hábito de ter uma rotina de estudos;
  • O(a) ajudará a investir no estudo na teoria e na prática;
  • Você criará conteúdos (resumos, mapas mentais, etc.) para revisar o assunto no futuro;
  • Você aumentará seu desempenho com relação ao assunto estudado.

💡 Super Dica do OAB de Bolso:

Você pode responder questões, acessar comentários em texto e em vídeo, ver resumos, acessar materiais complementares, fazer simulados e muito mais coisa através de nosso aplicativo. 

Baixe agora mesmo clicando no botão abaixo:

Viu quanta coisa boa? Agora vamos para a segunda dica!

2. Delimite um tempo mínimo e máximo de estudo por dia:

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, mais vale 2 horas de estudo diário do que 5 horas em um dia e alguns dias sem estudar.

O Exame de Ordem exige do(a) estudante um conhecimento muito vasto sobre diversas disciplinas, fazendo com que muitos assuntos precisem ser estudados e praticados. Por esse motivo, é muito importante que seu corpo e sua mente estejam bem para receber essa grande quantidade de informações.

Sabe aquelas dicas de pai e mãe: durma bem, se alimente bem, faça exercícios? Elas são muito efetivas para você durante a preparação para o Exame de Ordem!

Para esse momento, aconselhamos que você delimite um tempo mínimo de estudos, que será o mínimo de tempo possível para estudar tudo que você separou para esse dia (por exemplo: uma hora e meia), e um tempo máximo de estudos, que será o máximo de tempo que sua mente consegue absorver conteúdos sem ficar extremamente cansada (por exemplo: o máximo de horas por dia que sua mente consegue estudar e aprender são 4 horas, então esse será seu tempo máximo).

Por qual motivo é importante fazer isso? Vamos explicar!

Se você não delimita um tempo mínimo de estudos na primeira oportunidade que você tiver, deixará de estudar o assunto para fazer qualquer outra coisa, por isso, é muito importante que, se você separou 10 atividades (com relação a sua preparação) para fazer naquele dia, você consiga fazer todas elas.

O nome disso é planejamento diário de estudos e essa metodologia é uma das mais efetivas para o Exame de Ordem!

(Desculpas como: "vou só assistir um episódio dessa série e daqui a pouco volto a estudar", não podem colar acontecer durante o período de preparação!)

Já quando você não delimita um tempo máximo de estudos por dia, tende a estudar por muitas horas, cansar a sua mente e não absorver o conteúdo. Uma frase muito comum de quem tem essa mania (estudar desgovernadamente) é: "estudei por horas e, ao terminar de ler o texto não lembrava sequer do começo do parágrafo!"

É muito importante que, cada hora dedicada ao Exame de Ordem seja de aprendizado. Não adianta querer estudar com a mente cansada porque você não irá aprender dessa maneira. Respeite seu corpo e seus limites ♥

3. Defina tudo que você vai estudar naquele dia:

Uma das piores coisas do estudo em casa é precisar se perguntar, todos os dias, o que vai estudar hoje. Algumas vezes é comum até passar horas definindo o que vai estudar e, na hora de estudar realmente a mente já estar completamente cansada.

Para evitar esse desconforto e conseguir estudar tudo que precisa durante esse período, é muito importante que você crie um Plano de Estudos para seguir durante a sua preparação.

Vamos mostrar para você alguns benefícios do uso do Plano de Estudos como metodologia de aprendizagem:

  • Direciona a sua preparação para os assuntos que você realmente precisa estudar;
  • Otimiza o seu tempo de estudo;
  • Organiza a sua preparação;
  • Cria um fluxo de estudos estável;
  • Garante uma pauta de estudos diária.

4. Faça testes constantes para compreender seu desempenho:

Desafiar-se é uma das melhores maneiras de estimular o aprendizado e é sobre isso que vamos falar nesse ponto!

É muito importante analisar o seu desempenho durante a sua preparação para o Exame de Ordem para compreender como você está se saindo, quais disciplinas/conteúdos você precisa dar uma atenção maior, o que está dando certo (ou não) em sua preparação e, claro, ter uma maior segurança sobre o sucesso no dia da prova.

Para fazer essa análise, aconselhamos que você invista em simulados e que utilize o resultado deles para realmente compreender como você está se saindo durante a sua preparação.

💡 Super Dica do OAB de Bolso:

Você pode acessar gratuitamente nossos simulados de 1ª e de 2ª fase acessando nosso site. Clique abaixo e aproveite!

Gostou das dicas? Então comece agora mesmo a segui-las e não esqueça de nos contar o que você achou e quais práticas você costuma utilizar para estudar em casa.

Vamos juntos conquistar a sua aprovação? Então clica abaixo e garante seu Acesso Premium!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *