Como responder sua prova de 1ª fase: temos as melhores dicas para você mandar muito bem!

Se uma palavra pudesse descrever o que é essencial para conquistar a sua aprovação na OAB, com certeza, essa palavra seria PLANEJAMENTO!

Planejar a sua preparação é extremamente importante para direcioná-la para o melhor caminho para você e também otimizar seu tempo (inclusive temos um artigo incrível sobre isso aqui no blog, clique aqui para visualizá-lo), porém, hoje queremos saber de uma coisa: 

Você já pensou em qual a melhor maneira de responder a SUA PROVA? Trouxemos várias dicas para te ajudar a mandar muito bem em sua preparação! 

1. Saiba por onde começar!

Essa é uma dica muito importante para a sua prova: não é porque ela foi elaborada em uma ordem que você precisa respondê-la exatamente assim! Comece sua prova pelas disciplinas que você tem maior aptidão, dessa maneira, já garantirá algumas questões corretas.

Para fazer isso, é necessário que você conheça bem a prova, a ordem em que as disciplinas são dispostas e tenha noção de quais são as disciplinas que você conhece mais, por isso, é necessário se autoanalisar antes de fazer o exame. 

💡 Super dica do OAB de Bolso:

Durante a sua preparação para a prova, analise sempre seu desempenho e compreenda quais as disciplinas que você conhece melhor. 

Você pode analisar seu desempenho através do Plano de Estudos Personalizado do OAB de Bolso. 

2. Não sei essa questão, e agora?

O Exame de Ordem possui 80 questões e muitos assuntos para estudar, sendo portanto, completamente normal esquecer de algo durante a prova. 

Mesmo com toda a preparação do mundo, tenha em sua mente que sempre haverá uma questão que fará com que você diga: "E agora, o que fazer?".

Nosso conselho para esse momento é: leia a questão novamente, se não lembrar dela, faça um X grande ao lado e pule para a próxima. É importante lembrar que a prova possui um tempo relativamente curto, por isso, perder seu tempo não é uma opção. 

💡 Ah, se liga na DICA: Sempre que for pular uma questão faça um X grande do lado dela para DEPOIS você lembrar que esta ainda não foi respondida. Isso ajuda a não esquecer de voltar para nenhuma pergunta!

3. Eliminando alternativas.

Terminou as questões que já sabe, voltou para as que está em dúvida e percebeu que realmente não sabe a questão? Não chute!

Temos uma técnica (muito conhecida por sinal) para você que é a eliminação de questões. Vamos ver como usá-la?

  • Leia bem a questão e elimine as duas alternativas que menos tem chance de estarem certas; 
  • Entre as duas alternativas restantes, analise qual delas está com a estrutura melhor escrita. Nem sempre essa dica é totalmente válida, mas, na maior parte das vezes, dá certo! 

4. Divida bem o seu tempo!

Você já parou para se perguntar quanto tempo tem para responder cada questão da sua prova? Falaremos sobre isso agora mesmo! 

  • Separe um tempo para seu gabarito: Antes do dia da prova é necessário você testar quanto tempo você para preencher o gabarito, visto que essa será uma informação muito importante para você durante o grande momento. Aconselhamos que você separe 30 minutos APENAS PARA ELE
  • Divida seu tempo de prova: Decida quanto tempo você dedicará ao seu gabarito e divida o resto do tempo para as 80 questões (separando 30 minutos para o gabarito, você terá, mais ou menos, 3 minutos para cada questão). 

5. A dica do momento para você!

Uma coisa muito importante para lembrar sobre a prova da OAB: tempo é uma coisa muito importante, portanto siga a ordem: responda todas as questões que você sabe, passe a resposta de todas elas para o gabarito e, só depois dele preenchido, volte para tentar as que você está em dúvida. Dessa forma, você já garantiu algumas questões respondidas e seu tempo será melhor aproveitado!

Gostou das dicas? Então não deixe de mostrar a seus amigos e ler outros artigos por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *