Como passar de primeira na OAB: Dicas matadoras para a sua 1ª fase.

Uma as grandes metas de quem estuda direito é conquistar a aprovação na OAB e, um dos maiores desejos é conquistá-la na primeira tentativa. ESTAMOS AQUI PARA TE AJUDAR COM ISSO!

A preparação para o Exame de Ordem não é algo fácil e sabemos que em sua mente existem milhões de questionamentos acerca desse assunto, seja sobre qual assunto estudar ou sobre como direcionar sua preparação.

Exatamente por conta dessas questões, é muito importante dedicar uma parte do seu tempo para analisar algumas coisas que, com certeza, já estão em sua mente, como por exemplo: "O que eu realmente posso fazer para melhorar meu processo de estudo?", "Como eu posso acelerar a minha preparação?", "Como compreender o que realmente é necessário para a minha prova?", "Estou estudando tudo aquilo que preciso?", etc.

Trouxemos nesse artigo algumas dicas matadoras para você enfrentar a OAB com toda a garra e força que existe em você, por isso aproveite. Vamos lá?

1) Conheça bem o Exame de Ordem

Prepare-se que vamos fazer uma super análise AGORA! Imagine que você é um grande lutador de MMA que está buscando um cinturão...

Como lutador você se preparou para aquele momento, não somente lutando, mas estudando sobre quem você vai enfrentar. Você procurou saber os pontos fracos e fortes de seu adversário, em quais golpes ele possui maior desenvoltura, criou estratégias de como se defender em determinadas situações, viu formas de atacar no momento correto e, por fim, fez uma lista de tudo que é necessário fazer até o dia da luta.

Você sabe porque você fez tudo isso? Porque é impossível entrar em uma luta sem conhecer seu adversário!

Apesar de não ser literal, o Exame de Ordem é um grande desafio que você precisa enfrentar e não há como enfrentá-lo sem três coisas: organização, planejamento e dedicação.

Para começar a organizar tudo é necessário conhecer todas as regras da prova, tudo que você será cobrado(a), compreender como os assuntos são aplicados no exame, entender qual seu nível de conhecimento em cada disciplina e muito (muito, muito, muito) mais coisa.

Pensando em te ajudar com tudo isso, preparamos um super material para você com as informações mais importantes sobre o Exame de Ordem (clique aqui abaixo e aproveite para baixar, mas não deixe de ler esse post até o final).

2) Escolha sua disciplina com responsabilidade

Escolher a disciplina de 2ª fase é um dos grandes desafios para você já que essa decisão pode afetar diretamente em sua aprovação.

Exatamente por conhecer essa dificuldade, resolvemos falar um pouco sobre esse tópico e sobre como nós do OAB de Bolso podemos te ajudar ?

Separamos aqui abaixo uma lista para você com as características que devem ser levadas em consideração nesse momento para a sua decisão. Vamos conferir?

Características decisórias:

  • Analise qual a sua familiaridade com a disciplina: esse é um dos pontos mais importantes nessa lista. Lembre-se que, acima de toda e qualquer opinião, a prova será feita por você. Não adianta escolher uma disciplina porque alguém indicou, porque parece ser mais fácil ou por outros motivos se você não tiver nenhuma familiaridade com ela. Obs.: não é que outros fatores não importem, porém, a familiaridade com a disciplina é uma das características mais importantes para essa tomada de decisão.
  • Busque por uma disciplina que você tenha prática: durante a faculdade sempre desenvolvemos mais prática com uma disciplina específica, não é mesmo? Use essa característica como ponto forte para a sua decisão e a considere bastante importante.
  • Opiniões também podem ser ouvidas: a voz da experiência não pode ser dispensada nesse momento. Converse com professores que você tenha contato, com alguém do seu ambiente de trabalho que também seja da área e ouça (com a mente aberta) a opinião deles a cerca disso.
  • Pense em sua carreira profissional: claramente, esse não é o melhor momento para você decidir algo sobre o que você realmente vai querer ser quando aprovado(a), porém, existem casos de pessoas que possuem, desde o período da universidade, total certeza de que querem seguir determinada carreira, por isso, investem seu tempo em conhecer a fundo uma disciplina específica. Isso é um ponto que precisa ser levado em consideração.
  • Pesquise sobre o índice de aprovação: Essa dica é muito legal para ajudar nas últimas decisões, como uma disputa entre duas das sete disciplinas. Caso a indecisão realmente aconteça e você tenha certeza que se adaptaria a qualquer uma das disciplinas, recorra a essa característica para ajudar em sua decisão final.

? Super Dica do OAB de Bolso:

Se mesmo com essas informações sobre as Características Decisórias você ainda não conseguir optar por uma disciplina, aconselhamos que conheça a ferramenta do OAB de Bolso de Escolha de Disciplina de 2ª fase. Através dela, você responderá uma séria de questões e Sofia, nossa Inteligência Artificial analisará quais disciplinas você possui maior habilidade. Para conhecer mais sobre essa ​ferramenta gratuita, clique no botão abaixo.

3) Organize e planeje a sua preparação.

As dicas 1 e 2 já forneceram muitas informações sobre o Exame de Ordem, por isso, esse é o momento de organizar tudo que foi aprendido na mente e começar a planejar uma preparação perfeita.

Para isso teremos que definir três coisas:

  • Quanto tempo por dia você irá estudar?
  • Qual será seu plano de estudos?
  • Como será seu ciclo de aprendizado?

3.1) Quanto tempo por dia você irá estudar?

A divisão do seu tempo de estudo é um item crucial para a sua preparação para a OAB, entretanto, precisamos ser bastante realistas nesse momento.

Estudar diariamente é uma NECESSIDADE e não uma escolha, por isso, analise o seu dia a dia e veja quanto tempo diário você pode dedicar a sua preparação. É bastante importante que esse tempo de estudo diário seja realmente cumprido com disciplina e que você o utilize com sabedoria para não ser um tempo perdido.

Uma boa tática para espantar a preguiça e aproveitar muito do seu tempo de estudo é utilizar ciclos de estudo durante a sua preparação (falaremos mais sobre isso aqui embaixo).

? Uma informação importante sobre tempo de estudo: 

Mais vale estudar por duas horas com bastante dedicação e realmente aprender muita coisa do que estudar por quatro horas e não aproveitar o tempo dedicado a isso. Nós sabemos o quanto o seu dia a dia é corrido, por isso, trace metas reais e que se adaptem àquilo que você vivencia.

3.2) Defina seu Plano de Estudos.

"O que devo estudar agora?" é uma das perguntas mais angustiantes que um estudante pode fazer, principalmente quando é um estudante para a OAB.

Antes que você se pergunte por qual motivo afirmamos isso, vamos contar para você:

A OAB possui muitas disciplinas e, por consequência, muitos conteúdos que precisam ser estudados. Todavia, sabemos que existem disciplinas que possuem mais questões na prova, que têm assuntos que sempre são cobrados, que existem conteúdos que precisamos dar uma maior atenção devido a grande dificuldade de aprendizado e diversos outros fatores que precisamos levar em consideração quando vamos estudar.

Agora imagine a seguinte situação: sempre que você terminar de estudar um assunto, precisar analisar todos esses fatores para decidir qual será o próximo assunto estudado. Imaginou que terrível?

É pensando nessas situações que dizemos com toda a força que temos: Não dá para estudar para o Exame de Ordem sem um Plano de Estudos para se guiar. ??

Através do Plano de Estudos do OAB de Bolso é possível gerar um plano completamente personalizado para você e as suas necessidades, tudo isso porque antes de gerá-lo é necessário uma base de questões que analisam o seu desempenho em cada disciplina.

Dessa forma, todos os assuntos existentes em seu Plano de Estudos são totalmente direcionados para o aprimoramento do seu desempenho, garantindo assim um melhor resultado para você no futuro.

3.3) Siga um ciclo de estudos.

Como citamos no item 3.1, de nada adianta estudar por muito tempo se não conseguimos assimilar aquilo que estudamos, por isso, esse tópico é muito importante para a sua preparação.

Sabemos que a sua realidade de quem estuda para o Exame de Ordem é extremamente cansativa e, graças a essa informação, achamos fundamental trabalharmos em ciclos de estudo. Vamos explicar um pouco sobre eles abaixo.

Criar um ciclo de estudos é dividir seu tempo para conseguir implementar diversos pontos importantes para a sua preparação e dar atenção a todos eles, todos os dias. Seus benefícios são inúmeros, mas podemos citar alguns para vocês:

  • Assimilar melhor o conteúdo estudado;
  • Fixar o conteúdo por mais tempo;
  • Não ter aquela preguiça chatinha durante o período de estudo porque o estudo não fica chato;
  • Utilizar diversos métodos de estudo (juntos como um só) e aumentar as chances de aprendizado.

O ciclo que mais indicamos usar está representado abaixo: primeiro o estudo da teoria, depois o estudo do conteúdo na prática e, por fim, a revisão.

Gostou das nossas dicas? Calma que ainda não acabou!

Um material inteiramente grátis para você!

Fizemos um conteúdo que pode te ajudar em sua preparação. Para baixar, basta clicar no link abaixo e aproveitar!

Após todas as dicas serem expostas, precisamos dizer que esse é o momento de se despedir. Mas não vá embora antes de pegar todos os materiais disponíveis nessa página, conhecer as ferramentas que falamos e, mais ainda, sem compartilhar essas informações valiosas com seus amigos.

Aproveite e vamos juntos conquistar a sua aprovação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *