Repescagem da OAB: conheça as melhores dicas para conquistar de vez a sua aprovação.

Queremos falar sobre uma coisa muito importante e que, com toda certeza, você tem mil dúvidas: a Repescagem da OAB. 

Claro, ninguém fica feliz ao descobrir que precisará recorrer ao Reaproveitamento para conquistar a sua vermelhinha, porém, queremos te ajudar para essa ser a ÚLTIMA VEZ que você fala e convive com o mundo do Exame de Ordem. 

O período de preparação para a OAB é muito cansativo e nós imaginamos tudo que você passa para conseguir estudar e seguir firma na luta pela sua aprovação, por isso, trouxemos todas as informações que você precisa saber sobre o Reaproveitamento e algumas dicas bem especiais para você. Vamos lá? 

1) O que é Reaproveitamento?

O reaproveitamento é a oportunidade de fazer a prova de 2ª fase sem a necessidade de refazer a de 1ª, no caso da não aprovação.

Ele é permitido para qualquer estudante que tenha conquistado a aprovação na 1ª fase da OAB e não tenha atingido a pontuação necessária para a aprovação na 2ª. 

Podendo ser feito somente uma vez a cada edital nas seguintes condições: 

  • Ter prestado o último Exame de Ordem, conquistado a aprovação na 1ª fase e reprovado na prova de 2ª fase;
  • Estar devidamente inscrito no Edital Complementar disponibilizado para inscrição no Reaproveitamento; 
  • Ter efetuado o pagamento da Taxa de Inscrição. 

Obs.: O reaproveitamento deve ser feito no exame subsequente ao que você foi reprovado, por exemplo, se você fez o XXVIII Exame e não foi aprovado(a) na 2ª Fase, você só pode usufruir da Repescagem no Exame XXIX. 

2) Como fazer a minha inscrição? 

A inscrição para o Reaproveitamento é feita através de um Edital Complementar disponibilizado no site da banca pouco depois da prova de 1ª Fase, por isso, quanto antes você começar a estudar, melhor! 

Como durante o Reaproveitamento você faz somente uma prova, a Taxa de Inscrição costuma ser metade do valor da inscrição geral (em torno de R$ 130,00). 

Conheça os cursos do OAB de Bolso de Repescagem:

Divididas por disciplina, nossos cursos contam com:

  • Aproximadamente 50 horas de videoaula;
  • 4 Simulados Comentados em vídeo, disponibilizados em PDF;
  • 2 Correções Individuais de 2 dos nossos 4 Simulados;
  • Monitoria para apoio na confecção das peças através de grupo do WhatsApp.
  • Acesso Premium no aplicativo OAB de Bolso até a data da prova da 2ª do XXX Exame de Ordem. 

3) Devo manter a disciplina ou mudar?

Devemos dizer que sabemos o quanto essa decisão é difícil, por isso, queremos te ajudar! 

Existe uma grande vantagem em manter a sua disciplina: você já fez uma prova com ela. Isso te ajuda a compreender como a banca cobra cada assunto, como é o ambiente durante a prova e quais pontos você errou ou acertou durante a prova anterior. 

Porém, de nada adianta manter a disciplina caso você não tenha nenhuma afinidade com ela. É importante, durante a sua escolha, levar alguns pontos em consideração, veja abaixo algumas Características Decisórias para esse momento. 

  • Analise qual a sua familiaridade com a disciplina: lembre-se que, acima de toda e qualquer opinião, a prova será feita por você. Não adianta escolher uma disciplina porque alguém indicou, porque parece ser mais fácil ou por outros motivos se você não tiver nenhuma familiaridade com ela. Obs.: não é que outros fatores não importem, porém, a familiaridade com a disciplina é uma das características mais importantes para essa tomada de decisão.
  • Busque por uma disciplina que você tenha prática: durante a faculdade sempre desenvolvemos mais prática com uma disciplina específica, não é mesmo? Use essa característica como ponto forte para a sua decisão e a considere bastante importante.
  • Opiniões também podem ser ouvidas: a voz da experiência não pode ser dispensada nesse momento. Converse com professores que você tenha contato, com alguém do seu ambiente de trabalho que também seja da área e ouça (com a mente aberta) a opinião deles a cerca disso.
  • Pense em sua carreira profissional: claramente, esse não é o melhor momento para você decidir algo sobre o que você realmente vai querer ser quando aprovado(a), porém, existem casos de pessoas que possuem, desde o período da universidade, total certeza de que querem seguir determinada carreira, por isso, investem seu tempo em conhecer a fundo uma disciplina específica. Isso é um ponto que precisa ser levado em consideração.
  • Pesquise sobre o índice de aprovação: Essa dica é muito legal para ajudar nas últimas decisões, como uma disputa entre duas das sete disciplinas. Caso a indecisão realmente aconteça e você tenha certeza que se adaptaria a qualquer uma das disciplinas, recorra a essa característica para ajudar em sua decisão final.

? Super Dica do OAB de Bolso:

Se mesmo com essas informações sobre as Características Decisórias você ainda não conseguir optar por uma disciplina, aconselhamos que conheça a ferramenta do OAB de Bolso de Escolha de Disciplina de 2ª fase. Através dela, você responderá uma séria de questões e Sofia, nossa Inteligência Artificial analisará quais disciplinas você possui maior habilidade. Para conhecer mais sobre essa ferramenta gratuita, clique no botão abaixo.

4) Com a disciplina escolhida, o que devo fazer? 

Escolheu sua disciplina? Agora é o momento de organizar! Você precisa compreender quais foram seus erros na prova passada, o que você dar mais foco estudando, qual a melhor ordem de estudos para você e muitas outras coisas. 

Separamos aqui abaixo uma listinha de coisas que você pode fazer para melhorar a sua preparação para a 2ª fase e também um material muito legal para você baixar gratuitamente. 

  • Liste todos os assuntos da disciplina escolhida e faça uma autoanalise: de 0 a 5, o quão bom você é nesse assunto; 
  • Feito isso, analise, dentre os assuntos listados, qual deles são prioridade para seu estudo; 
  • Agora, trace metas: Dia X vou ver 30 minutos de videoaula, ler tais resumos, responder X questões. Dia Y vou fazer Y peças, ler tais resumos e responder X questões. E assim por diante. 
  • Com metas traçadas, lembre-se de transformá-las em um Plano de Estudos e de analisar sempre o seu desempenho em cada disciplina. 
  • Crie um Ciclo de Estudos de acordo com a sua aprendizagem. Lembre-se de incluir sempre: estudo da teoria, aplicação na prática, revisões, construção de materiais (mapas mentais, novos resumos, etc), estudo e confecção de peças e treinamento (simulados).

? Super Dica do OAB de Bolso:

Pensando em ajudar-lhe a conhecer mais sobre sua disciplina, preparamos um super material com os 3 assuntos MAIS COBRADOS + as 3 peças MAIS COBRADAS da história da OAB.

Clique abaixo e aproveite! (mas não deixe de ler o restinho do post!)

E aí, gostou das informações? 

Esperamos ter lhe ajudado e não deixe de mandar esse post para seus amigos.

Vamos juntos conquistar a sua aprovação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *